Mitos e verdades! Sauna.

Mitos e verdades! Sauna.

Oi gente!


Quem me segue no INSTAGRAM sabe que eu tenho me bronzeado muito nessas férias. Mas sábado, além de me bronzear eu decidi ir a sauna, dai fiquei curiosa e resolvi pesquisar o que acontece com a pele quando você vai à sauna, os mitos e verdades dessa prática e mostrar para vocês!



Vamos lá??
Mitos e verdades:

Aumento de suor e perda de peso
Uma das crenças em torno da sauna é que suando eliminamos toxinas. Também se diz que sauna ajuda a emagrecer. Sinto informar, mas nada disso tem fundamento científico. Transpirar a mais não ajuda a saúde. E infelizmente, não emagrece: o peso que se perde com o suor é recuperado quando se bebe água.
Dilatação dos vasos sanguíneos
No calor, vasos sanguíneos que nutrem a pele se dilatam, deixando-nos com aparência corada. O aumento de fluxo sanguíneo aumenta a nutrição e a oxigenação da pele. Mas como o tempo de sauna é curto, o efeito não é significativo. A pele não rejuvenesce simplesmente por se fazer sauna.
Dilatação dos poros
O calor dilata os poros, e assim fica mais fácil eliminar impurezas. Cravos superficiais vão embora. Quem tem espinhas e frequenta sauna já sabe: alguns cravos somem, espinhas com pus amolecem (e com sorte podem até estourar), e cistos de acne melhoram.
Para aproveitar os benefícios dessa limpeza de pele, seja sua pele oleosa, mista ou normal, antes de entrar na sauna tome um banho e lave rosto e corpo com um sabonete apropriado. Para quem tem pele seca, o sabonete deve ser usado com moderação. Depois do banho, não aplique creme nenhum no rosto ou no corpo, porque isso dificulta a eliminação do suor.
Se sua pele for oleosa, com cravos e espinhas, assim que sair da sauna faça uma leve esfoliação usando um sabonete líquido esfoliante. Assim, os cravos superficiais serão eliminados naturalmente. Controle a tentação e não esprema os cravos que insistirem em ficar, e muito menos as espinhas: para evitar inflamação, o melhor é uma limpeza de pele profissional.
Cuidados após a sauna
Confesso que nunca tive coragem de tomar a torturante ducha fria pós-sauna. Esse choque térmico, apesar de revigorante, não é obrigatório. Bela notícia, não é?
Antes de você se trocar e ir embora aproveite para aplicar cremes de tratamento para rosto e corpo. A pele quente e úmida tem maior capacidade de absorção. Assim, se você usa um creme de tratamento para espinhas, aplique nesse momento. Isso vale também para hidratantes, cremes anti-celulite ou para cremes anti-idade.

Quando evitar

O calor pode piorar algumas condições de pele. Nada de sauna se você tem rosácea. Além do, o suor pode desencadear uma crise de coceira em quem tem dermatite atópica.


Outras dicas para frequentar sauna sem prejudicar sua saúde.
1. Não permaneça na sauna por mais de 15 minutos, sauna em excesso pode envelhecer e prejudicar o bronzeado;
2. Saia se você se sentir tonto, fraco ou confuso;
3. Não consuma bebidas alcoólicas durante a sauna e beba ao menos um copo de água ao sair;
4. Se você tem problemas cardíacos ou de circulação, consulte seu médico antes de frequentar a sauna;
5. Evite sauna durante a gestação.


E então, gostaram???


Até a próxima! 



Beijinhos…
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